Integridade & Honestidade em Motoclubes
Na prática do motociclismo tradicional, temos inúmeros valores, que apesar de serem sempre cobrados, não se tem a verdadeira dimensão do que eles realmente são ou deveriam ser.
Começamos com dois básicos: INTEGRIDADE E HONESTIDADE. Uma pessoa íntegra emite confiança e por consequência, honestidade. Integridade é , acima de tudo, ser honesto consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. Mas por vezes, vemos diante de nós alguns supostos “dilemas” a que nos deparamos quase que diariamente, pois é fácil parecer honesto quando estamos em grupo. Mas, talvez sozinhos, a história seja um pouco diferente. Às vezes, o círculo vicioso da desonestidade se inicia com a nossa própria diligencia em querer enganar a nós mesmos. Sempre. Pequenas indulgências que nos permitimos que poderão refletir situações maiores e mais complicadas à frente. Pequenas atitudes tomadas, em que muitas vezes o maior prejudicado é você mesmo, acabam minando sua própria capacidade de manter-se ÍNTEGRO .
A honestidade, muitas vezes demandará alguns pequenos sacrifícios pessoais, mas que são recompensados com a satisfação em se fazer o certo. Ser íntegro nos torna bons a todo o momento, nunca quando se convém.
Ser ÍNTEGRO refere-se à qualidade de ser COMPLETO ou inteiro. Aquilo que é íntegro é algo que não carece de nenhuma das suas partes ou, referindo-se a uma pessoa, trata-se de alguém que é reto, honesto e exemplar. E isso tem um efeito excelente em um Motoclube.
Quando temos retidão de caráter, somos íntegros, essa integridade de conduta sempre vai inspirar a outros membros a terem condições também de tomar decisões virtuosas e certas. E essa é a grande diferença de um clube considerado grande ou respeitado. Quando passamos essas virtudes pela liderança correta, dando o exemplo, esse círculo virtuoso vai blindar o Clube, com uma base sólida, que o _Hangaround_ , na base do clube, vai demonstrar lá na frente, quando fizer sua caminhada, ser graduado e no futuro, candidatar-se à presidência, por exemplo, dando continuidade à grandiosidade desse clube.
O senso de preenchimento da INTEGRIDADE , ou seja, a amplitude do que tudo isso representa, sempre demandará habilidades das mais variadas. Uma pessoa íntegra, também é completa de conhecimentos, ou procura buscar esses conhecimentos no que se referem à sua capacidade de se adaptar a uma condição adversa que possa passar ou que possa beneficiar o clube quando for tomar suas próprias decisões. Ser ÍNTEGRO demanda conhecimento.
Outra grande maravilha da INTEGRIDADE E HONESTIDADE é a economia de esforços empreendidos para coibir atitudes desonestas. O tempo perdido e o azedume que é em consertar as coisas poderiam ser evitados e esse tempo poderia ser gasto com mais interação e alegria em compartilhar o que se gosta de verdade. Fazer parte de sua irmandade e relaxar, sabendo que não terá alguém tramando contra você ou ao clube que você ajudou a construir ou que, no primeiro deslize, venha a comprometer o bom nome que foi zelado, desde a fundação de suas cores.
Outra coisa interessante, que deve se notar, é que a INTEGRIDADE sempre será um atributo positivo, não se perde nada em ser íntegro. A ilusão de “oportunidades perdidas” ao se deixar passar “pequenos atos corruptos”, sempre vão permitir que um câncer seja alimentado e cresça em seu Clube. Honestidade é uma faceta de caráter moral, ou seja, faz parte do que você é em sua essência. E se acontece falta de veracidade, franqueza, incluindo franqueza de conduta, juntamente com mentiras, trapaça, roubo e afins, tais sintomas desse câncer serão, um dia acumulados de tal maneira que a morte será certa para o seu tão amado Clube.
Inclusive, algo que acontece bastante é que ser leal, justo e sincero é igualmente valorizado por quem não possui esses atributos. Numa sociedade essencialmente corrupta, encontrar honestidade desvia o circulo vicioso, que os maus também têm ciência que são destrutivos. Até uma gangue criminosa organizada tem um código de conduta.
Por fim, a INTEGRIDADE E HONESTIDADE representam AUTENTICIDADE . O julgamento público social e moral sempre vai focar nisso. E como dito antes, é o que diferencia clubes grandes de pequenos.
Comentários
Postar um comentário