Monarquia?
Sou republicano. Não concordo com a monarquia. Também, amo a democracia e os valores que dela emanam. Mas, também é fato que nossa história foi contada com um viés ideológico revanchista e pertencente a apenas uma bolha de ideias. É fato que sim, fomos explorados no passado, que o nosso modelo colonialista não foi o melhor. Mas, refletindo, qual modelo foi? Afinal, todas as independências e democracias da terra foram conquistadas com sangue. Na Europa principalmente, nas grandes guerras. Falando mais precisamente da Inglaterra, o que seria do teatro europeu na década de 40 se Winston Churchill e sua inequívoca liderança não tivesse conduzido os aliados para combater o nazismo? A coroa britânica corroborou com isso. O patriotismo, orgulho da nação e abnegação da Inglaterra conduziu a vitória.
Creio que as virtudes de um povo não devam ser menosprezadas, com o risco de nossa própria identidade como povo e nação seja colocada nas mãos de "virtudes" próprias (individuais) que não representarão, de forma alguma, o que a maioria quer. Dessa forma, acho interessante e saudável ter atitudes respeitosas sempre quando se tratar de algo que não é nosso.
Ademais, quando observamos que os valores de um povo está muito mais ligado à efetividade daquele direcionamento político-ideológico que os regem, entendemos que é inútil tentar sobrepujar essa força em comparação ao que você não tem, ou que uma minoria manipuladora se propõe ao que você deve pensar ou agir.
Então, como democrata, me satisfaço em aprender com as diferenças, ter uma visão ampla, bebendo de todas as fontes e direcionando minhas energias ao que há de melhor para o bem comum. Acho que esse é o segredo para você ter paz e conviver bem com as diferenças e nossos próprios preconceitos, desconstruindo-os.
Comentários
Postar um comentário