SÍMBOLOS, PATCHES E SEUS USOS NO MUNDO DO MOTOCICLISMO

    O termo em inglês, difundido mundialmente para os bordados que vemos afixados nos coletes de couro ou jeans de motoclubes tradicionais, chama-se de patch. Nesse texto, vamos descobrir qual a origem dessa tradição e como diferenciar seus usos e tipos. Veremos, também, o significado de alguns símbolos mais comuns nesse meio e desmistificar alguns deles.

    Historicamente, o uso de patches no motoclubismo tradicional tem uma referência direta ao uso dos símbolos de uniformes militares pelos veteranos de guerra, logo quando voltavam dos teatros de operações da Segunda Grande Guerra.

    De modo a expressarem suas origens e manter um senso de pertencimento com seus grupos formados logo quando se reuniram em forma de motoclubes, quando voltaram da guerra, trouxeram para o meio civil suas tradições vividas no militarismo, baseadas principalmente em códigos de honra e na meritocracia.

    Inclusive, o uso de símbolos nazistas, que eram espólios de guerra, arrancados diretamente do inimigo alemão eram, para alguns motoclubes mais politicamente incorretos da época, uma forma de mostrar bravura entre seus pares, gerando um grande respeito dentro do clube, bem como aterrorizar a comunidade conservadora da época, que os rejeitavam e os estigmatizavam. Era comum ver suásticas, cruzes de ferro, broches da "SS" e capacetes alemães usados por ex militares americanos em suas Harleys choppers “tocando" o terror nas estradas e cidades americanas. Isso não quer dizer que eram nazistas, mas rebeldes que queriam "causar".

    Assim, o uso de patches e adornos militares, com o tempo, foram tomando a forma como são utilizados hoje por uma grande variedade de clubes, desde os mais politicamente corretos e os Law Enforcement Motorcycles Clubs - LEMC (motoclubes de operadores da lei, militares, policiais e seguranças) até os descendentes dos motoclubes rebeldes do passado (chamados de outlaws motoclubs ou 1% - One Percenters), que estão fora das convenções da sociedade e seguem suas próprias leis.


# SÍMBOLOS MAIS COMUNS USADOS POR MOTOCICLISTAS/MOTOCLUBES


1- CAVEIRA (Skull) : Existe, hoje, para alguns motoclubes não tradicionais, uma apropriação desse símbolo, com seu verdadeiro significado bastante deturpado, onde, para justificar seu uso por pessoas mais politicamente corretas e conservadoras, passaram a se referir da Caveira como um símbolo de igualdade entre as pessoas (não se consegue distinguir bem uma caveira da outra no sentido de diferenças entre as pessoas), mas a verdade é que isso é uma forma de se desviar de seu verdadeiro significado original, bem mais macabro, que é a morte, o perigo, e o desapego pelas coisas materiais. A caveira sempre representou a vida em seu limite e o desprezo ou o retrato da própria morte. Nos motoclubes primordiais, o culto à caveira tem uma ligação mais aprofundada ao estilo de vida rebelde e desprendido, bem como um acessório para delimitar seus espaços do restante da sociedade conservadora e suas regras convencionais.


     

2-  CRUZ DE FERRO (IRON CROSS): A Cruz de Ferro, conhecida como "Eisernes Kreuz" em alemão, é uma condecoração militar de origem alemã que tem uma rica história e vários significados ao longo do tempo. O significado mais aceito da Cruz de Ferro está ligado à sua origem e às duas principais versões:


A. Prussiana: A Cruz de Ferro foi criada em 1813 durante as Guerras Napoleônicas, inicialmente como uma condecoração militar do Reino da Prússia, sob o reinado do rei Frederico Guilherme III. Ela foi concedida a soldados por bravura em combate e como um símbolo de mérito militar. O significado original era reconhecer a coragem e a bravura em serviço à nação prussiana.


B. Alemã Imperial e Nazista: Durante a Primeira Guerra Mundial, a Cruz de Ferro foi estendida para homenagear o serviço militar distinto no Império Alemão. No entanto, sua associação mais controversa está com a Segunda Guerra Mundial, quando foi usada pelas forças nazistas. Nesse contexto, ela foi concedida a soldados por méritos militares, mas também tornou-se um símbolo associado ao regime nazista. É importante destacar que seu significado foi deturpado durante esse período e, consequentemente, muitos veem a Cruz de Ferro associada a ações militares agressivas e ao Holocausto.


Após a Segunda Guerra Mundial, a Cruz de Ferro originalmente criada durante as Guerras Napoleônicas foi retomada na Alemanha Ocidental como uma condecoração militar legítima e reconhecida internacionalmente. Hoje, ela é concedida por mérito militar e não tem as conotações negativas associadas à era nazista.


Em resumo, o significado mais aceito da Cruz de Ferro é o de reconhecer a coragem e o mérito militar, especialmente em seu contexto histórico original durante as Guerras Napoleônicas e sua continuação na Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial, separando-a das associações negativas da era nazista.


Hoje, o uso da Cruz de Ferro pelos motociclistas traz à memória os feitos de seus predecessores nas grandes guerras e ainda hoje faz parte da representação da maioria das condecorações militares.



3 - 
PATCHES TRIPARTIDOS NAS COSTAS (Back Patches): 


No motoclubismo tradicional, a maioria dos motoclubes utilizam um formato de símbolos nas costas, costurados em seus coletes, que formam, em seu conjunto, o símbolo maior de seu motoclube, compondo o seu brasão ou, na gíria entre os motoclubes, suas "cores".

Esses símbolos são divididos em três partes principais, de onde vem o termo "tripartido". Geralmente, eles são conquistados aos poucos, delimitando uma hierarquia,  conforme o novato ou aspirante (Prospect) vai ganhando respeito no clube conforme sua diligência em conquistar espaço no clube, geralmente, acatando ordens, conselhos ou sugestões de seus padrinhos. Geralmente, quando o motociclista novato conquista todos os três principais patches das costas, torna-se um membro efetivo do clube.


    A. Patch Superior (Rocker ou Top Rocker): É o patch, geralmente em forma de flâmula, situado na parte superior traseira do colete que geralmente mostra o nome do clube. Curiosamente, no Brasil, por algum motivo, o plural de alguns nomes de motoclubes são representados com um "s" após um apóstrofo (ex: Filho's da Coragem Motoclube) que, em se tratando da língua inglesa, gramaticalmente, tem a ver com o caso possessivo com o acréscimo do apóstrofo e o "s"  após o substantivo (ex: Devil's Soldiers Motorcycle Club - Soldados do Diabo Motoclube).


    B- Patch Central (Central Patch, Inner Patch, Back Patch ou Colors): Esse é o patch principal do motoclube e é o brasão ou símbolo principal em si. Na gíria dos motoclubes americanos muitos chamam de "colors" ou no português, cores. Geralmente é o último patch conquistado pelo novato/aspirante (prospect) para se tornar um membro efetivo e respeitado no clube.


                  C- Patch inferior (Bottom Rocker): O Patch inferior, também em forma de flâmula, contém a localização do clube ou território que o clube domina (no caso dos outlaws ou one percenters). Para alguns outros motoclubes neotradicionais, contém o estado ou cidade que o motoclube pertence ou se o motoclube tem ramificações em outros estados ou países, podem ter o nome do país que o motoclube está ou o termo “mundial” ou “worldwide”. Interessante saber que existe um caso em que o botton rocker poderá vir com a inscrição “Nômade” ou “Nomad”. Essa palavra, em clubes tradicionais, pode ter duas conotações: 

1- A primeira é que se trata de um título conquistado pelo membro efetivo do clube após ter passado um período predeterminado de pelo menos 10, 15, 20 ou 30 anos, dependendo do clube. É a hierarquia máxima que um membro efetivo pode conquistar. Geralmente apenas um nômade ou um colegiado de nômades podem legitimar essa condecoração. Isso significa que o agraciado ganhou uma espécie de “liberdade” ou “licença” para agir com mais autonomia pessoal em relação às decisões comuns do clube para o restante dos membros efetivos. Por isso, só recebe esse título quem realmente é muito leal ao clube e aos seus princípios, valores e tradições. Num motoclube antigo e tradicional, os nômades são uma espécie de conselho consultivo ou “oráculo” do clube, tornando-se um poder paralelo nesse mesmo clube e geralmente mandam diretrizes ao comando que são mais difíceis de tomar ou quando há algum impasse. Geralmente, um nômade já ocupou ou ocupa algum cargo de liderança no clube.

2- A segunda conotação tem a ver com a desvinculação da sede de origem de alguns membros efetivos, antigos ou não. Quando um membro decide se desfiliar da sua Sede, Subsede ou Filial (Chapter ou Charter) de seu motoclube e conforme as regras de seu clube e a concessão de seu comando, recebe o Bottom Patch de Nômade demonstrando que não é vinculado a nenhuma sede e é aceito temporariamente em qualquer sede como um membro “coringa”. Do mesmo modo, também é uma condição de grande responsabilidade e apenas concedido para quem já tem respeito pleno no clube.



4-  PATCHES NA FRENTE DO COLETE (Front Patches): 

Nos motoclubes tradicionais esses patches geralmente informam nome, cargos, “diamantes” (patches na forma de um losango), condecorações, patches memoriais fúnebres e demais simbologias. Adiante, alguns são explicados:

A- Patch com o Nome ou Apelido do Membro (targeta): Geralmente localizado na parte superior do bolso esquerdo, contém o nome ou apelido do motociclista, mas para motoclubes outlaws, geralmente os nomes não são expostos, devido clubes inimigos usarem isso ao favor deles, principalmente quando precisam identificar membros específicos. Motoclubes neotradicionais geralmente usam.

B- Patches de Origem (Club Origin Patches): Esses patches são geralmente dispostos na região do bolso superior direito do colete e podem ser compostos de um conjunto de dois patches, um com a inscrição “Original”, que geralmente é usado pela Sede Mãe (Mother Chapter ou Mother Charter) e o outro, logo abaixo, com o apelido da localidade ou nome da localidade ou cidade de origem do clube. Para um mesmo motoclube, os que não são mother chapter usam no lugar de “Original” o termo “Chapter”, “Charter” ou no português, “Sede” ou “Subsede” ou simplesmente o nome do clube.

C-  Patches de Cargo no Clube (Position Patches): Esses patches dizem o cargo que o membro ocupa no clube, como por exemplo “Presidente”, “Vice-Presidente” e “Sargento-de-Armas” (Sergeant-at-Arms), sendo esses os cargos mais comuns para motoclubes tradicionais, onde geralmente o Presidente é o líder do clube ou sede, acompanhado de seu vice e Sargento-de-Armas, que geralmente se comporta como um disciplinador de outros membros e é o braço direito do presidente para comandar ações no clube, bem como de defesa do clube. Ainda existem cargos como Road Captain (Capitão de Estrada), que lidera os comboios das motos e planeja os passeios e demais cargos que organizam o clube tais como tesoureiros, secretários, relações públicas, ações sociais, etc. Geralmente eles se posicionam acima do bolso direito.

D- Patches de Condecorações ou Especiais: São patches que geralmente ficam acima dos patches de cargos e que informam que aquele membro possui uma distinção no clube, como por exemplo:

    1- Man of Mayhem (Homem do Caos) ou Filthy Ones (Os Imundos): Um membro que já foi preso por causa do clube ou que já teve algum problema com as autoridades ou que já enfrentou a Lei ou a descumpriu em benefício do clube. Também tem a conotação que esse membro é capaz de qualquer ação em favor do clube e é destemido o suficiente para aguentar qualquer pressão.

    2- Man of Honor (Homem de Honra): Um membro que fez algo muito relevante para o clube, geralmente com muito sacrifício pessoal.

    3- Man of Blood (Homem de Sangue): Um membro que já se feriu ao defender o clube ou que se machucou ao socorrer alguém do clube ou que possui alguma marca física ou cicatriz que ganhou ao agir pelo clube.

E- Patches Laterais (Side Patches): São os patches que geralmente têm a forma de uma vírgula ou flâmula e são localizados nas partes laterais do colete. Informam regiões ou sub regiões, sedes e subsedes. Podem ter outras informações diversas, como por exemplo, nomes de bairros, times específicos (batedores ou road captains, etc.) e também lemas ou gritos de guerra do clube, ocultos em siglas, como por exemplo, “X”.S.S.”X” ou no inglês onde “F” representa a palavra “Fovever” - “X.F.F.”X”(Motoclube “X” para Sempre, para Sempre Motoclube “X”)

F- Diamantes 1% e Patches 13 (One Percenters Patches e 13 Patches):  Esses são uns dos patches mais controversos do mundo do motoclubismo. Apenas motoclubes ditos tradicionais e outlaws tem o direito de possuí-los. O diamante 1%, na forma de um losango geralmente é herdado de (ou concedido por) outro motoclube 1% ou de um motociclista 1%. Também pode ser conquistado à força, após um motoclube rival ser vencido em seu território ou em território de ataque ou até mesmo individualmente quando um motociclista prova seu valor diante de outros clubes ou motociclistas 1% que o testam ou desafiam. Esse patch faz parte dos elementos que identificam um motoclube ou motociclista outlaw, que vive e morre pelos seus ideais ou do clube e é capaz de tudo para ostentá-lo.

O significado do termo “1%” ou “1%er” tem a ver, em resumo, com a seguinte história: Os patches "1%" têm origem na década de 1940 e estão associados aos motoclubes chamados de "outlaws" (foras da Lei) nos Estados Unidos. O termo "1%" era uma resposta a uma declaração feita pelo American Motorcyclist Association (AMA) na época, que afirmava que 99% dos motociclistas eram cidadãos respeitáveis, enquanto apenas 1% eram "foras da lei" ou desordeiros.

Os outlaws e outros motoclubes adotaram o termo "1%" como uma afirmação de sua independência e desobediência às normas sociais convencionais. Eles passaram a usar um patch em formato de diamante com o número "1%" para identificar seu status como motociclistas rebeldes e não conformistas.

Hoje, os patches "1%" continuam sendo um símbolo de orgulho para os motoclubes outlaws, representando sua identidade como motociclistas que vivem fora das regras da sociedade convencional. No entanto, é importante observar que nem todos os motociclistas que usam esse patch estão envolvidos em atividades ilegais (a exemplo dos que herdaram o patch), e o significado pode variar de clube para clube.

O patch 13, disposto também em forma de diamante ou círculo tem do mesmo modo uma conotação controversa. Além de ser um número cabalístico, ligado ao ocultismo e ao “azar”, um dos significados mais aceitos nas convenções dos motociclistas outlaws é que cada número representa uma letra, na sequência do alfabeto. Portanto, o número “13” é a letra “M” de “Murder” (assassino) ou “Marauder” (saqueador). Alguns também interpretam como “1” para o “A” de Authority (Autoridade) e o 13 para o “M” de “Murder” (assassino), fazendo a frase em inglês “Assassino de Autoridades”. Porém, muitos motociclistas não sabem disso e usam o patch apenas como um amuleto ou para dar uma de rebelde e “descolado”, porém, nos meios mais fechados dos motoclubes tradicionais e dos operadores das leis, principalmente dos americanos, o detentor desse patch poderá vir a ser cobrado pelo seu uso.

G- Patches Memoriais (Memorial Patches): Quando um dos membros do motoclube morre, e , sendo esse membro de uma grande relevância ou importância, é feito um patch para uso de todos os outros membros vivos, geralmente afixado na parte da borda inferior do colete, à frente ou atrás, que tem as palavras “In Memory of…”  ou “Em memória de (nome do motociclista)”.




     5- Outros Símbolos: 


Muitos motoclubes tradicionais e outlaws possuem em suas sedes uma mesa no estilo da Távola Redonda do Rei Artur ou uma mesa longa, com assentos marcados conforme os cargos e hierarquias com um “martelo”, à disposição do presidente, que ao batê-lo, determina, sela e valida as decisões do clube. O martelo “bola” também é um símbolo de poder no clube e também serve de arma velada, assim como o bastão de beisebol, que geralmente fica afixada no garfo da moto para fácil acesso do motociclista para usá-lo como arma.

Também, motoclubes tradicionais possuem patches de SUPPORT (Apoiador), geralmente com o número que representa o clube (uma espécie de selo) que são distribuídos para amigos do clube ou motoclubes amigos ou que dão suporte ou são motoclubes que dão acesso ao motoclube principal. Quando um MC ou motociclista possui um patch deste tipo,  significa que é apadrinhado do motoclube que cedeu o patch.










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